• Sonia Maria Rio Neves

Famílias excêntricas? O que isso significa?

Comentário sobre o filme A Excêntrica Família de Antônia ( Antonia’s Line)

Excêntrico é aquilo que é diferente do habitual, que é estranho, que não se enquadra nos modelos culturais vigentes . Essa tradução para o português do original em inglês Antonia’s line já revela algo do enredo do filme: apresentará a constituição de uma família ampliada , agregadora e afetiva que antecipa arranjos familiares e comportamentos mais característicos desse início de século XXI.


Contrapondo-se ao modelo tradicional de família patriarcal onde a submissão da mulher é marcante, Antônia volta ao vilarejo onde nasceu e viveu até aproximadamente 20 anos , acompanhada de sua filha Danielle, uma jovem que vai se mostrando liberal e independente como mãe. A cena onde Bas , um viúvo com 5 filhos, propõe a Antônia que se case com ele porque assim ele teria alguém para cuidar dos filhos e ela teria um marido, surpreende pela resposta de Antonia que diz: para que eu preciso de um marido? Mesmo assim propõe a ele que vá visita-la com seus filhos e assim usufruírem um da companhia do outro.


A liberdade de Antônia em relação aos padrões tradicionais permite que ela acolha, sem pré julgamentos,os diferentes e menos dotados, o desejo de sua filha de ter um filho em uma “ produção independente” e também o relacionamento homoafetivo desta.

Essas situações vão surgindo, ao longo do filme, de forma natural para Antonia , caracterizando o título em inglês: Antônia’s Line. É o suceder da vida nas três gerações de sua família e é também o caminho percorrido onde vida e morte estão sempre presente ; vida marcada pela leveza e pela dor, alternando-se em momentos onde o “amor está no ar” com outros onde o sofrimento e a dor se fazem presentes. Muitos outros temas atuais, como a discriminação, o abuso sexual, a filosofia e suas indagações sobre a vida e a morte, são abordados nesse filme que levou o Óscar de melhor filme estrangeiro em 1995.


Destaquei nesse comentário os temas mais relacionados à família, antecipando arranjos familiares que são mais claramente presentes na atualidade. Embora seja um filme de 1995, retratando um pós guerra, ele traz a tona questões que só na atualidade vem sendo discutidos embora ainda longe de se tornar algo comum e natural como é apresentado por Antônia.


Confira esse filme interessante, inovador e premiado! Você vai se identificar com Antônia... ou será que não?


https://www.youtube.com/watch?v=3n1O-sKecdA

Trailer oficial com legendas em inglês


https://www.youtube.com/watch?v=PEaiNm92JEU

Filme completo dublado ( 1hora e 37 min)

14 visualizações

Psiquead 
R. Antonio Cardoso Pimentel 865 casa 1 Condomínio Vila das Palmeiras 
Porto Feliz  SP

atendimento@psiquead.com.br

Tel: +55 11 9 9972 5959

Siga-nos:

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

© 2015 por Contenuti